Sobre o Curso Administração/EAD - FASEC

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Bacharelado em Administração na modalidade EAD da Faculdade do Sertão Central – FASEC EAD é um documento desenvolvido pelo  Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso e posteriormente submetido a apreciação pelo futuro Colegiado de curso e enviado ao Conselho Superior –CONSU da Instituição, tem como finalidade mapear e flexibilizar a estrutura do curso, atualizar e promover atividades que incrementem o repertório profissional, cultural e social do aluno. Reflete a organização do curso, viabilizando o trabalho de formação educacional e profissional. Nesse sentido, apresenta um arranjo didático-pedagógico do funcionamento global do curso, envolvendo os recursos humanos, tecnológicos, bibliográficos e de estrutura física, bem como as possibilidades da prática educacional que se encontram articuladas para promover o ensino ministrado nas disciplinas, nas atividades complementares e nas atividades de iniciação à pesquisa e na extensão, consolidados nos projetos de pesquisa e eventos do curso.

Tem por finalidade o aperfeiçoamento significativo da política e da prática universitária, observando a questão da qualidade do ensino, nas suas dimensões política, social, técnica e ética, como também, o processo educativo voltado para a formação do aluno com competência técnico-científica e compromisso social.

O que se pretende é definir planos de ação direcionados para a vida acadêmica em toda sua plenitude. Para a perfeita integração dos cursos mantidos pela FASEC EAD, buscou-se uma perfeita e plena articulação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Projeto Político Institucional (PPI) e os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs), de maneira que um forneça subsídios ao outro, e que todos eles se completem de modo a permitir a total presença da filosofia e objetivos da Faculdade do Sertão Central – FASEC, permitindo assim o crescimento sustentado da instituição.

É importante destacar que o PDI, o PPI e os PPCs da FASEC são os resultados de um trabalho contínuo e participativo que envolveu todos os segmentos da estrutura organizacional da instituição, orientado pelas diretrizes educacionais vigentes e acreditando que o plano resuma os anseios institucionais.

O Projeto Pedagógico do Curso de Administração da Faculdade do Sertão Central –  FASEC segue as orientações do PDI, no que concerne ao plano de metas e ações da instituição que preconiza a construção de projetos pedagógicos compromissados com as bases conceituais, sua missão, seus objetivos e seus princípios norteadores.

O perfil e estrutura do Curso de Administração e  seguem a vocação principiológica da FASEC, com vistas a formar profissionais capazes de realizar transformações sociais, empreendedores éticos, empreendedores, críticos, conscientes, comprometidos com e o aprendizado contínuo oportunizado pelos Curso de Pós Graduação oferecidos pela FASEC.

O Curso de Bacharel em Administração da Faculdade do Sertão Central propicia ao aluno uma boa base de conhecimentos técnicos, larga base cultural, visão de tendências sociais, visão empreendedora, liderança e ética em todas as suas ações.

Dessa forma, procura capacitar o aluno a atuar em um mercado competitivo e em constante transformação, cujas opções possuem um impacto profundo na vida social, econômica e ambiental das sociedades onde são desenvolvidas, além de promover a “Promover a formação humana e profissional, desenvolvendo lhes capacidade empreendedora, por meio do ensino inovador e de excelência, gerando competências para a transformação social e impulsionar o desenvolvimento regional”.

Em relação ao aspecto cognitivo, o projeto pedagógico apresenta as questões teóricas que proporcionarão o embasamento conceitual e científico que levará o discente a refletir sobre um profissional ético que:

  1. a)seja generalista, sem deixar de ter competências para atuar nos vários campos da Administração;
  2. b)compreenda as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras de um mundo globalizado, sem deixar de produzir e aplicar metodologias que deem soluções adequadas às características das organizações locais e regionais;
  3. c)demonstre uma visão sistêmica, sem deixar de perceber a importância da capacidade técnica e do aprofundamento pedagógico, enfatizando assim a importância de que saiba “aprender a aprender”;
  4. d)“saiba conviver” e aproveitar as qualidades e as diferenças de equipes multidisciplinares para a melhoria contínua de seu desempenho profissional.

 

Em relação à práxis, concernentes às questões técnicas do “saber fazer”, este Projeto Pedagógico busca formas de ampliar, diversificar e otimizar as experiências práticas, a fim de desenvolver as competências, as habilidades e as atitudes dos discentes, proporcionando-lhes experiências e vivências em situações reais de trabalho.

Esses aportes, portanto, estimularão a autoconfiança dos alunos, a sua sensibilidade e determinação, o nível de organização pessoal e no trabalho, bem como alicerçará sua habilidade de trabalho em equipe e facilidade de adaptação a contextos novos, sua criatividade, espírito inovador, poder de liderança e decisão, confiabilidade e habilidade comunicativa.

A docência é compreendida como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo, respeitando a diversidade nacional.

CURSO: Administração/EAD

O Perfil do Egresso do curso de Administração da FASEC tem como base a formação de um profissional que além de atender a demanda necessária de sua área de atuação, seja também um cidadão atuante na comunidade onde está inserido, um verdadeiro formador de opinião com capacidade de diagnosticar e conduzir as mudanças desejadas com ética e moral. Este profissional também deve preconizar a filosofia da educação continuada como forma de adaptar-se às mudanças nos contextos sociais, econômicos e tecnológicos por que passa a sociedade. Caracteriza assim o perfil do egresso:

Ser Empreendedor, tanto interno como externo, crítico e ético, capaz de interpretar e interagir no mundo organizacional, fazer planejamentos, pôr projetos em prática e, tomar decisões”.

Carga Horária Total do Curso: 3.560 h/aula  

Coordenação do Curso: Fernanda Nascimento Severo

Estrutura Curricular

ADMINISTRAÇÃO – EaD  MATRIZ CURRICULAR

Semestre

Disciplina

Carga Horária

em Horas

 

 

 

Primeiro

Matemática Financeira

80

Literatura, Leitura e Aprendizagem

80

Sistemas de Informação Gerenciais

80

Introdução a Administração

80

Estudar e  aprender à distância

80

Total

400

 

 

 

Segundo

Comportamento Organizacional

80

Fundamentos da Conatbilidade

80

Empreendedorismo

80

Filosofia

80

Movimentos Sociais e Socieade

80

Total

400

 

 

 

Terceiro

Marketing: Fundamentos e Processos

80

Contextos Brasileiros:Estudos Culturais e Antropológicos

80

 Produção: Fundamentos e Processos

80

Recrutamento e seleção de pessoas

80

Total

320

 

 

 

Quarto

Gestão da Informação

80

Fundamentos de Economia

80

Estratégias Logísticas

80

Psicologia das Organizações

80

Gestão de Processos e de Novas Tecnologias

80

Total

400

 

 

 

Quinto

Gestão de Custos

80

Gestão de Projetos 

80

Estatística

80

Planejamento estratégico

80

Optatitva I

80

Total

400

Sexto

Gestão Ambiental

80

Gestão do Conhecimento

80

Negociação

80

Orçamento Empresarial

80

Optativa II

80

Total

400

 

 

 

Sétimo

Administração Financeira

80

Direito do Trabalho e Legislação Social

80

Análise de Custos

80

Metodologia Científica

80

Estágio Supervisionado I

150

Total

470

 

 

 

 

Oitavo

Gestão de Marketing

80

Gestão da Qualidade

80

Pesquisa Operacional e Teoria de Jogos

80

Orientação de TCC

80

Estágio Supervisionado II

150

Total

470

RESUMO DE CARGA HORÁRIA

Carga Horária das disciplinas do Curso

2960

Estágio Supervisionado

300

Carga Horária das Atividades Complementares

300

Carga Horária Total do Curso

3560

 

Disciplinas Optativas

Direitos Humanos

80

Libras

80

Educação Ambiental

80

História e Cultura Afro-brasileira e Indígena

80

Coordenação

Fernanda Nascimento Severo

Bacharel em Administração Pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA e Licenciada em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Especialista em Educação à Distância pela Universidade Estadual do Ceará – UECE e Especialista em Gestão Pública em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Atualmente é Administradora Pública do quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, lotada no Polo UAB Dr. Andrade Furtado, na função de Coordenadora Administrativa. Professora de cursos técnicos, graduação e pós graduação nas áreas da gestão, saúde e educação. Atuação na Educação Superior com formação de docentes, palestras e práticas de metodologias ativas.

Currículo Lattes

Skip to content