PÓS – GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO E COORDENAÇÃO ESCOLAR

O curso é destinado aos profissionais da educação que buscam, por meio da formação continuada, atualização dos conhecimentos em relação às diferentes ações e procedimentos que envolvem o processo pedagógico, entre eles o currículo, o planejamento, os métodos de ensino, a avaliação da aprendizagem e a recuperação dos estudos. Procedimentos que caracterizam a práxis pedagógica em prol da formação integral do ser humano. Para a sustentação de uma estrutura democrática, devem-se formar dirigentes, capazes de argumentar, discernir, de se indignar criticamente, que tenham consciência de seus limites e de suas obrigações.

Conhecer os fundamentos e princípios da gestão, como forma de compreender os processos históricos que instauram e reafirmam os modelos de gestão na unidade educacional, com consciência e competência prática, teórica e política. Formar gestores capazes de argumentar, discernir, de se indignar criticamente, que tenham consciência de seus limites e de suas obrigações; Perceber a importância da gestão democrática e participativa no interior da escola, como metodologia de formação da comunidade educativa, em que estudantes, pais, funcionários e professores recebem subsídios para estender essa experiência como prática ao longo da vida.

Professores Doutores, Mestres e Especialistas.

Professores licenciados em pedagogia ou normal superior; professores da educação básica; gestores escolares, entre outros profissionais.

18 meses

ESTRUTURA CURRICULAR  C/H
I. MÓDULO INTEGRADOR 
1. Ética e Comportamento Organizacional 30
2.  Relacionamento Interpessoal 30
3. Metodologia e Técnicas da Pesquisa I 30
II. MÓDULO DE APROFUNDAMENTO 
4. Disciplina: Fundamentos Filosóficos e Pedagógicos do Ensino Superior 30
5 Disciplina: Diversidade e Inclusão Educacional 30
6. Disciplina: Teorias do Pensamento Contemporâneo 30
7. Disciplina: A Psicologia do Comportamento Escolar 30
8. Disciplina: A Gestão do Ensino e da Avaliação da Aprendizagem Contemporânea 30
9. Disciplina: A Gestão Escolar de Pessoas e de Processos Administrativos 45
10. Disciplina: Desafios e Perspectivas para a Gestão Escolar Empreendedora 30
11. Disciplina: Direito Educacional e Políticas Públicas em Educação 30
12. Disciplina: Fundamentos da Gestão Escolar. 30
13. Disciplina: Gestão Escolar Empreendedora e Legislação Educacional 30
14. Disciplina: Organização Política e Legislação do Ensino Superior 30
15. Disciplina: Planejamento Pedagógico e Avaliação Institucional 30
16. Disciplina: Previsão Orçamentária e a Gestão Escolar 30
17. Disciplina: Princípios e Métodos da Gestão Escolar Empreendedora 30
III. MÓDULO FINAL 
15. TCC
Skip to content